
Cena em prosa, a escrita como processo é um projeto permanente d’A Capivara, que será organizado em oficinas temáticas, oferecidas a cada semestre, voltadas à prática e à reflexão sobre o processo criativo no campo da escrita em prosa. As oficinas são organizadas por tema, de modo flexível, permitindo aos alunos e alunas escolher um ou mais módulos, independentemente de ordem.
Em um momento em que a noção de “escrita criativa” se dissemina ganhando as mais diversas perspectivas, nosso enfoque pretende afirmar a dimensão processual e formativa de uma escrita interessada na investigação daquilo que nos move a criar. Por meio de uma abordagem estética e pedagógica da ideia de cena, desenvolvemos exercícios associados à criação e à recepção de obras em prosa (romance, conto, crônica, novela, etc.).
Nessa abordagem, a cena é compreendida enquanto uma espécie de enquadramento, um recorte, uma delimitação que, ao restringir o campo ficcional a uma situação específica (onde, o que, quem e quando), impulsiona a liberdade de experimentação e amplia, assim, as condições de acesso às singularidades específicas do processo criativo. Trata-se, portanto, de um limite que nos libera, permitindo o aprofundamento gradativo do trabalho de escrita de cada participante.
O curso é ministrado por Deise Abreu Pacheco que, ao longo de trinta anos de carreira, tem aliado sua experiência em artes da cena a variadas práticas de escrita e de leitura de textos literários e filosóficos, em abordagens artístico-pedagógicas diversificadas, com enfoque no campo sensível e imaginativo da experiência estética.
Você já pode garantir sua vaga para um ou para os dois módulos de 2025.
Garanta sua vaga!

Deise Abreu Pacheco (Dedé Pacheco) atua na fronteira entre literatura, filosofia e artes cênicas. Atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo, é doutora (FAPESP/Capes) em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com estágio de pesquisa doutoral em Filosofia no Søren Kierkegaard Research Centre (SKC), da Universidade de Copenhague (Dinamarca, 2015). Possui graduação em Direção Teatral e mestrado em Pedagogia das Artes Cênicas (ECA/USP), em que investiga processos de criação nas peças didáticas de Bertolt Brecht. Ministra n'A Capivara Cultural a série de cursos Cena em prosa: a escrita como processo. Integrou o corpo docente do programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, 2018-19), ministrando a disciplina “Elementos de Ficção”. No campo literário, é autora do livro de tirinhas A vida de Deise (Tomo I), pela Hucitec Editora (2022), em parceria com a poeta, tradutora e professora de literatura de expressão francesa Ana Cláudia Romano Ribeiro, com que também é casada. É autora do romance LGBTQIA+ intitulado "Começando Albertina (nossa vida no armário nos anos 90)", lançado pela editora Editacuja em 2023. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Letras, da Escola de Filosofia e Ciências Humanas (EFLCH), da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP).