top of page
curso de escrita criativa

RECOMPENSAS INICIAIS: CURSO

Doação R$180,00

Atividade online via zoom

com Régis Mikail

Dia 28/8 (quarta)

19h às 22h

Jacques Fersen: o romance homoerótico entre o escândalo e a Antiguidade

>> Este curso resulta da parceria entre A Capivara Instituto Cultural, as editoras Editacuja e Ercolano e a Casa 1 - Centro de Cultura e Acolhimento LGBT e faz parte da iniciativa "Narrativas  Queer - uma campanha literária". Os valores arrecadados ao longo da campanha serão doados para a Casa 1 e para o Instituto Capivara.

 

Neste curso intensivo, propomos discutir o tema da representação da sexualidade na literatura de expressão francesa na virada dos séculos XIX-XX, tendo como base os romances O Beijo de Narciso e Lord Lyllian de Jacques Fersen. Para participar do curso não é necessária a leitura prévia das obras, pois trechos dos romances serão lidos coletivamente durante a aula.

 

Homossexual, poeta, romancista e fundador da primeira revista européia de estudos sobre a homossexualidade, Akademos, Fersen não escondia suas experiências e sua sexualidade em seus escritos, que foram um divisor de águas na ficção homoerótica do fim do século XIX e início do século XX. 

 

O curso vai abordar, num primeiro momento, a vida e obra de Fersen, o contexto histórico da Europa na época e a situação dos direitos LGBTQIA+: como era viver e escrever, para um homossexual, naquela época? Embora outros autores franceses, como Rachilde, Jean Lorrain e Proust também abordassem questões de identidade de gênero e sexualidade, o que faz de Fersen um autor único? 

Na segunda parte do curso, vamos adentrar na análise dos dois romances O Beijo de Narciso e Lord Lillyan.  Em O Beijo de Narciso, ao mesmo tempo em que o título nos remete imediatamente ao mito grego de Narciso, o protagonista do romance, o jovem Milès, evoca sobretudo outra figura mitológica: a de Adônis, espécie de escravo sexual de deuses e deusas. 

 

Mas quais elementos em O Beijo de Narciso podem ser comparados com temas da atualidade, como a descoberta do amor e a beleza da juventude? Por outro lado, como foram tratadas questões como a escravidão na Antiguidade, a relação abusiva entre escravizador/escravo e o tráfico de pessoas?

 

Em Lord Lyllian, o romance mais conhecido de Fersen,  o autor traz questões surpreendentemente atuais, como abuso, ambiguidade de gênero, liberdade sexual e fake news. Como a modernidade e a antiguidade dialogam na abordagem da sexualidade? Nesse romance de chaves, um dos personagens é Harold Skilde, facilmente identificável como o escritor Oscar Wilde e seu infame processo que o levou ao cárcere. Skilde se ligará de maneira ambígua — como preceptor e abusador — ao jovem Lyllian. Mas a atitude petulante e sedutora de Lyllian causará cada vez mais frisson e choque nos círculos sociais, trazendo à tona a questão (ainda atual) da hipocrisia daqueles que condenam "atos imorais", ao mesmo tempo em que vivem sua homossexualidade às escondidas.

 

Importante: Para participar do curso, não é necessária a leitura prévia dos livros O Beijo de Narciso e Lord Lillyan. Trechos dos livros serão disponibilizados on-line e lidos coletivamente durante a aula, como base para as discussões. 

 

Público alvo: Estudantes de humanidades, pesquisadores, professores, pessoas leitoras, escritores, e interessados em geral nas temáticas LGBTQIA+, que desejem ampliar seus conhecimentos literários.

Sobre o professor:

Régis Mikail

Curso de escrita criativa focado em Narrativas Queer

Régis Mikail é doutor em literatura francesa, escritor e tradutor. Escreveu o romance Onofre, lançado pela Deep Editora (2021) e participou da coletânea organizada por Eliane Robert de Moraes, Corpo Desvelado, lançado pela CEPE (2022). Traduziu Histórias desagradáveis, de Léon Bloy (no prelo) pela É Realizações. Para a Editora Ercolano, traduziu “A menina que não fui”, de Han Ryner; “Lettres de jeunesse”, de Édouard Manet; “O beijo de Narciso” e “Lorde Lyllian: Missas negras”, de Jacques d’Adelswärd-Fersen.

Nós da Capivara Instituto Cultural, junto com os amigos da Casa 1, Editora Editacuja e Editora Ercolano, agradecemos sua contribuição.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo e-mail acapivaracultural@gmail.com ou whatsapp (11) 97104-3968.

Banner focado em escrita criativa
Curso de escrita narrativa
narrativas queer
Curso de escrita narrativa gratuito
bottom of page