Mesa de conversa - A obra de Lygia Bojunga: literatura para todas as idades
Data: 01 de fevereiro (quinta) Horário: das 19h30 às 21h
Informações
01 de fev. de 2024, 19:30 – 21:00 BRT
Transmissão via zoom
Sobre
Atividade gratuita, vinculada ao programa NaLetra: mesa de conversa
Neste bate-papo especial receberemos as escritoras e professoras de literatura brasileira Lia d’Assis (Instituto Federal de São Paulo) e Francine Fernandes Weiss Ricieri (Universidade Federal de São Paulo) para uma conversa sobre a obra da prestigiada autora brasileira Lygia Bojunga, tendo em vista a noção de “literatura infanto-juvenil” e suas implicações para o campo da produção e da recepção literária. O encontro será mediado por Deise Abreu Pacheco.
1. Para receber o link de acesso ao evento, inscreva-se aqui no site , logo abaixo.
2. Esta mesa de conversa é registrada como atividade extensionista no Sistema de Informações Extensão (SIEX) da Unifesp. Se desejar um certificado emitido pela Unifesp, inscreva-se por lá também:
sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/
Você vai receber o email com o link de acesso (Zoom) até duas horas antes do evento, não esqueça de verificar sua caixa de spam!
Para conhecer mais sobre o projeto NaLetra, acesse:
www.acapivaracultural.com.br/naletra
NaLetra é um projeto voltado à atividade de leitura de textos em prosa de ficção (ensaios, romances, contos, novelas), com a intenção de promover um espaço coletivo e dialógico em torno da leitura. O projeto é uma parceria com a professora do Departamento de Letras da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Ana Cláudia Romano Ribeiro, e está registrado como uma ação de extensão curricular no Siex - Sistema de Informações de Extensão (Proec - Pró-reitoria de extensão e cultura da UNIFESP), contemplando a emissão de certificados de participação pela universidade.
Lia d’Assis é graduada em Letras, mestra em Educação e doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp. Trabalhou como colaboradora editorial na área de literatura infantil e juvenil e, atualmente, é professora de literatura no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). É autora dos livros: Uma canção desafinada de Luísa para Ravi (Patuá, 2023), Falso Infinito (Patuá, 2021), Nem asas pelos ares (Urutau, 2017), Janelas Abertas (Adonis, 2014) e Embaixo da Cama (Adonis, 2013).
Francine Weiss Ricieri é mestre em Literatura Brasileira, pela UNESP de Assis (1997) e Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UNICAMP (2001). Docente do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras na UNIFESP, Campus Guarulhos. Dentre suas publicações, destaca-se Imagens do poético em Alphonsus de Guimaraens (2014). Organizou: Antologia da poesia simbolista e decadente brasileira (2007); Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea (2008); dossiê Dons do poema: encontros poéticos entre Brasil e França (2019), em parceria com Jean Nicolas Illouz; A categral ebúrnea: Alphonsus de Guimaraens pela crítica contemporânea (2021). É líder do Grupo de Investigações do Poético (UNIFESP/ Cnpq).
Deise Abreu Pacheco é doutora (FAPESP/Capes) em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com estágio de pesquisa doutoral em Filosofia no Søren Kierkegaard Research Centre (SKC), da Universidade de Copenhague (Dinamarca, 2015). Possui graduação em Direção Teatral e mestrado em Pedagogia das Artes Cênicas (ECA/USP), em que investiga processos de criação nas peças didáticas de Bertolt Brecht. Ministra n'A Capivara Cultural a série de cursos Cena em prosa: a escrita como processo e medeia os encontros do NaLetra (Núcleo de Leitura d'A Capi), com Ana Cláudia Romano Ribeiro. Integrou o corpo docente do programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP, 2018-19), ministrando a disciplina “Elementos de Ficção”. No campo literário, é autora do livro de tirinhas A vida de Deise (Tomo I), pela Hucitec Editora (2022), em parceria com a poeta, tradutora e professora de literatura de expressão francesa Ana Cláudia Romano Ribeiro, com que também é casada. É autora do romance LGBTQIA+ intitulado "Começando Albertina (nossa vida no armário nos anos 90)", lançado pela editora Editacuja em 2023.