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O pretuguês e a expressividade da música amefricana, com Tamiris Coutinho
O pretuguês e a expressividade da música amefricana, com Tamiris Coutinho

O pretuguês e a expressividade da música amefricana, com Tamiris Coutinho

Data: 29 de março (sábado) Horário: das 10h às 12h

Informações

29 de mar. de 2025, 10:00 – 12:00

Transmissão via Zoom

Sobre

A atividade é baseada na metodologia “ler, escutar e assistir” que mescla teoria e debate ao longo de 2 horas.


O encontro tem como objetivo tratar da expressividade da música amefricana, refletindo, principalmente, sobre o aspecto da linguagem. E ainda vai ter uma playlist super especial elaborada pela professora, em colaboração com quem participar do curso!


A aula será dividida em quatro partes.


Parte 1 – Música Amefricana 

Discussão da categoria de música amefricana, inspirada no conceito de Amefricanidade, da intelectual negra e feminista, Lélia Gonzalez. Nesse debate, há a evidência do Funk e do Trap como estilos musicais que se enquadram nessa categoria.


Parte 2 – Expressividade da música amefricana

Discussão de como ocorre a expressividade da música amefricana e como era é importante para a representatividade, sobretudo, da juventude negra e periférica da Amefricanidade. Nesse debate, há a evidência de aspectos sonoros, visuais/performáticos do Funk e do Trap.


Parte 3 –  O pretuguês como linguagem 

Discussão do conceito de pretuguês e como ele pode se conectar a linguagem presente na música amefricana a partir da ótica da resistência e também dos preconceitos em torno do seu uso.


Parte 4 – Debate 

Espaço para trocas, perguntas e esclarecimentos sobre os pontos tratados.



Não há pré-requisito para participação. A qualquer pessoa interessada pelas temáticas afro-diaspóricas e pelo pensamento negro e anti-colonial. Pessoas interessadas nos debates que perpassam a expressividade da música amefricana, em especial o Rap e o Funk. 


>> As aulas ficam gravadas e você pode assistir posteriormente.

>> Emitimos certificado de participação.



Tamiris Coutinho é autora do livro "Cai de boca no meu b*c3t@o: o funk como potência do empoderamento feminino". Mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com a dissertação "Afinal, o que é o Trap: sonoridade, discurso e imagem no Trap BR". Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com formação em Música e Negócios pelo Instituto Gênesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). É pesquisadora da rede de música pop periférica e amefricana, sobretudo o Funk e o Trap, e está como Semifinalista na Categoria Pesquisador de Música pelo Conselho Sensorial do Prêmio Profissionais da Música e é embaixadora do Women Music Events. Além da pesquisa, atua como label manager independente do mercado da música. Foi consultora da exposição "Funk: um grito de ousadia e liberdade" do Museu de Arte do Rio e também atua como palestrante, mediadora, mentora, consultora, produtora de conteúdo e pesquisadora em demais atividades culturais. É idealizadora da Lança a Braba (Gestão e Operação de Lançamentos Musicais Digitais) e co-idealizadora da Domina Funk (Empresa de valorização mútua entre o Funk e as marcas) e do Nos Passos do Funk (Programa de Formação na Cultura Funk Brasileira.





>> Os valores de contribuição tem um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.


Contribuições

  • Contribuição Tô podendo

    Esse tipo de doação nos ajuda a manter o programa de bolsas para as pessoas em situação de vulnerabilidade.

    R$ 150,00
  • Contribuição Tô dura

    Essa doação nos possibilita manter A Capivara Instituto Cultural em operação.

    R$ 100,00
  • Bolsa Social

    Destinado a estudantes de graduação e pós graduação, bolsistas CAPES/CNPq e pessoas em situação de vulnerabilidade social. (**Vagas Limitadas)

    R$ 50,00

Total

R$ 0,00

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