O QUE A POESIA TEM A DIZER AO NOSSO MUNDO: A poesia ajuda? Tem função na vida?, com Dirceu Villa
Datas: 11 de dezembro (quarta-feira) Horário: das 19h30 às 22h
Informações
11 de dez. de 2024, 19:30 – 22:00
Transmissão via Zoom
Sobre
As contribuições recebidas serão destinadas a apoiar os alunos da Capivara em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do programa de bolsas de estudos d'A Capi (ver mais detalhes em política de bolsas | A Capivara Cultural ), bem como os professores integrantes de nossos projetos.
Nesta aula especial, que encerra as atividades d'A Capivara Cultural no ano de 2024, vamos fazer uma pergunta essencial: a poesia tem a ver com este mundo? Pode trazer elementos para lidarmos com este planeta agravado e repleto de questões extremas? Poderia nos oferecer uma visão importante e coesa da vida como a vivemos?
Para responder a essas perguntas, abordaremos vários aspectos dessa arte: a hipótese de Ezra Pound de que, quando a linguagem de uma sociedade declina, essa sociedade também entra em declínio; a invenção da Biblioteca de Babel, de Jorge Luis Borges, onde estaria contido o mundo; a invectiva de Richard de Bury contra os “detratores de poetas”; a defesa da poesia, de George Steiner, como “verdade rigorosa que não pode ser parafraseada”; a frase do matemático alemão Karl Weierstrass, de que “nenhum matemático pode ser completo a menos que tenha algo de poeta”, dentre outros.
Se a poesia pode ser tudo isso, e mais, por que se encontra em um lugar tão pouco visível? Por que sua escrita nos parece difícil, limitada aos especialistas? Vamos ver que a poesia é um desafio perceptivo que instala um processo revolucionário na mente, reconectando todos os cabos soltos da existência; que a poesia é o grande aglutinante, a verdadeira cola para refazer a experiência que se fragmentou e nos isolou.
Para tanto, vamos ler e conversar sobre poemas de William Butler Yeats, Marquesa de Alorna, Ruy Proença, Sebastian Brant, Empédocles, Eliane Marques, Dorothy Parker, John Dryden, Lord Rochester, Elizabeth Bishop, Leonardo Fróes.
Não há pré-requisitos. Todos os interessados em literatura são bem-vindos.
*Para realizar sua contribuição escolha apenas a doação via pix, na hora de concluir sua inscrição. Outros métodos de pagamento NÃO serão recebidos para essa atividade.
Dirceu Villa é poeta, tradutor e ensaísta, autor de sete livros de poesia, sendo os últimos couraça (2020) e ciência nova (2022), publicados pela Laranja Original. Possui doutorado em Literaturas de Língua Inglesa e pós-doutorado em Literatura Brasileira, ambos pela USP. Colaborou com periódicos estrangeiros e escreveu apresentações para obras de diversos autores contemporâneos. Participou dos festivais de poesia de Berlim, na Alemanha (2012); Granada, na Nicarágua (2018) e Siena, na Itália (2019). Foi escolhido para a residência literária, promovida pelo British Council, a FLIP e o Writers’ Centre Norwich, em Norwich e Londres (2015). Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, o inglês, o francês, o italiano e o alemão, publicada em antologias e revistas especializadas. Desde 2014, é professor da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária). Desde 2020, é professor do CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores) do Museu Casa das Rosas. É associado d'A Capivara Instituto Cultural e professor do Laboratório Permanente de Poemas do Instituto.