top of page
VINHO & LITERATURA NEGRA Diálogos: Conceição Evaristo, bell hooks e Audre Lorde com Maria Carolina Casati
VINHO & LITERATURA NEGRA Diálogos: Conceição Evaristo, bell hooks e Audre Lorde com Maria Carolina Casati

VINHO & LITERATURA NEGRA Diálogos: Conceição Evaristo, bell hooks e Audre Lorde com Maria Carolina Casati

Datas: 01 de outubro (terça-feira) Horário: das 19h às 23h

As inscrições estão esgotadas
Consulte a nossa agenda

Informações

01 de out. de 2024, 19:00 – 23:00

LVD La Maison Du Vin et Spirituex, Rua Harmonia, 506 - Jardim das Bandeiras, São Paulo - SP, 05435-000, Brasil

Sobre

No dia 1 de outubro, terça-feira, às 19h, o Instituto Capivara Cultural convida você para uma experiência regada a vinho e gastronomia, que celebra a força e a profundidade das vozes de três das mais influentes intelectuais negras da atualidade: Conceição Evaristo, bell hooks e Audre Lorde. Guiados pela professora, escritora e curadora Maria Carolina Casati, iremos mergulhar no pensamento dessas mulheres.

O evento acontece na LVD - Les Vignobles De Demain, loja de vinhos na Vila Madalena, da sommelier Lígia Aleixo, que pessoalmente realizou a curadoria dos vinhos para esta noite, harmonizados com o menu de raízes afro-diaspóricas do chef Julio Cardoso. E também contaremos com a parceria da editora Bazar do Tempo, que venderá livros de literatura negra e temáticas afro-diaspóricas a preços promocionais durante o evento.

Este encontro faz parte do nosso programa PRETAPALAVRA, que desde 2021 busca divulgar e amplificar vozes de escritoras negras.

Enquanto desfrutamos de uma noite de cultura, boa comida e vinho, teremos a oportunidade de refletir sobre como os textos de Conceição, bell e Audre, para além da produção literária ficcional e poética – também elaboram possibilidades teóricas para o entendimento da experiência de corpos afro-diaspóricos, compondo um conjunto de conceitos de uma intelectualidade negra.

O que é escrevivência? Como o amor pode ser uma prática ética e política? Como a raiva pode ser fonte de poder? Como enxergar o mundo a partir de uma cosmopercepção e não apenas pelo olhar do colonizador? Estas e outras questões fundamentais suscitadas por essas intelectuais negras, no que diz respeito à raça, gênero, sexualidade, desigualdade social, farão parte do nosso cardápio nesta noite inesquecível.

Destinado à qualquer pessoa interessada pela literatura afro-diaspórica, poesia negra e pelo pensamento anti-colonial.

Mini-bio professora:

Maria Carolina Casati é curadora do circuito gato sem rabo, curadora do Programa Pretapalavra junto à Capivara Instituto Cultural, professora, escritora e doutoranda da EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política. Apaixonada pela palavra, é idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. É mãe do TumTum, filha de Figênia e Brogio, neta de Zelia e amiga de muitas, mas, primeiramente, do G7.

Valor único: R$ 190,00 (cento e noventa reais), inclui cardápio especialmente elaborado pelo Chef Júlio Cardoso (@chef_julio_cardoso), com 2 opções de entradas, pratos principais (opção veggie) e sobremesas, mais 3 taças de vinho branco ou tinto, água, chá gelado de capim santo, coca normal e zero. O bate-papo com Maria Carolina Casati tem início às 20h00.

>> Estes valores têm um caráter de doação e serão usados para financiar os projetos d'A Capivara Instituto Cultural.

Compartilhar evento

bottom of page