A Capivara nasceu em 2020, em plena pandemia, como um negócio de impacto social: um projeto idealizado por Ana Marta Cattani e Juliana Vettore, duas amigas que têm uma grande paixão em comum: os livros. Elas somaram suas experiências com a literatura e lançaram o primeiro curso capivaresco: A Poesia de Rimbaud, com Alberto Martins e Fabrício Corsaletti.
Nos últimos anos, realizamos cursos, oficinas, aulas gratuitas, saraus, shows, leituras poéticas, encontros de leitura, lançamentos de livros. Foram mais de 170 atividades em torno dos livros e da literatura, impactando cerca de 3.500 alunos e participantes.
Nada nos faz mais felizes do que formar grupos em torno dos temas que nos alimentam a alma: a leitura e a escrita. Com o passar do tempo, percebemos que nossa vocação gregária nos impulsionava cada vez mais ao terceiro setor e começamos a buscar maneiras de multiplicar a manada de bichos-escritores-leitores, para atender sobretudo a estudantes, professores e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Reunimos um grupo de professores, pesquisadores e poetas e, por meio de um programa de incubação desenvolvido pela advogada e mentora Paula Mello, especializada em terceiro setor, nos estruturamos para fundar A Capivara Instituto Cultural, que nasce em dezembro de 2023 como uma organização da sociedade civil, nos termos da Lei 13.019 de 31/07/2014: uma associação sem fins lucrativos, totalmente dedicada às artes da palavra.
Nosso ideal é promover o acesso à literatura, de modo inclusivo, independentemente de idade, gênero, raça, orientação sexual, condição econômica, fomentando a leitura e a escrita, por meio de nossos cursos, oficinas, núcleos de leitura e eventos literários.
Queremos reunir cada vez mais bicho-gente nessa manada de roedores de versos!
Nossa história: