E vamos empretecer ainda mais a poesia? É interessante pensar que esse gênero é considerado arte-elevada, cultura-de-verdade. A nossa palavra-preta grita arte, reverbera cultura. A gente sabe fazer poesia muito bem, obrigada!
Hoje trago a maravilhosa Cristiane Sobral e seu livro Terra Negra, que é mais do que uma coletânea de poemas: é poesia em solo fértil, fertilizada em corpos negros humanizados.
(Foto: https://www2.camara.leg.br/a-camara/visiteacamara/cultura-na-camara/noticias/escritora-convidada-cristiane-sobral/image/image_view_fullscreen)
Cristiane Sobral – carioca, moradora de Brasília – é atriz, professora e escritora. A autora é constantemente lembrada pelo conteúdo empoderador de seus textos. Em sua escrita, corpo e cabelo fazem parte de um mesmo corpus político, lembrando a auto violência física e mental vivida por mulheres negras para projetar uma adequação a padrões estéticos eurocêntricos. Sua produção literária provoca emoção, mas também questionamentos, principalmente a padrões pré-estabelecidos.
No poema abaixo, “Deus é preta”, Cristiane nos apresenta a grande “explicação” do mundo! Graças à DeusA!
(Terra Negra, 2017, Ed. Malê, p. 70)
E para que vocês possam conhecer um pouco mais a poética de Cristiane, em sua variedade de temas, selecionei mais dois poemas:
(Terra Negra, Ed. Malê, 2017, p. 23)
(Terra Negra, Ed. Malê, 2017, p. 51)
uma série de cursos, oficinas, aulas abertas e produção de conteúdo digital, que visa apresentar textos, poemas e pensamentos de mulheres negras, divulgando a "escrevivência" em seu sentido mais ancestral.
Mirian Cristina dos Santos é Doutora em Letras (UFJF) e Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial (UFOP). Professora Adjunta do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa). É autora do livro "Intelectuais Negras: prosa negro-brasileira contemporânea" (2018). Mirian também é idealizadora do Clube de Leitura Lendo EscritorAs.