top of page

Atualmente, nosso time capivaresco é composto por:

Quem somos

Ana Cláudia Romano Ribeiro é poeta, tradutora e professora da Universidade Federal de São Paulo. Seus últimos livros publicados são O fragmento 31 de Safo e outros poemas (Urutau, 2023), A casa das pessoas (7Letras, 2023, poemas), A vida de Deise, com Deise Abreu Pacheco (Hucitec, 2022, tirinhas), Sol talvez seja uma palavra, com o coletivo de poetas Anáguas (7Letras, 2022), e Ave, semente (Editacuja, 2021, poemas e desenhos). Está no prelo a Utopia (1516) de Thomas More, que ela traduziu, anotou e organizou (Editora da UFPR). Alguns de seus projetos têm relação com as artes visuais e com as artes da cena. É associada fundadora d'A Capivara Instituto Cultural, onde fez a curadoria do acervo literário #poesiaqueer e atualmente a curadoria da #tradução&poesia, também medeia os encontros do NaLetra (Núcleo de Leitura d'A Capi), com Deise Abreu Pacheco, dedicados à leitura de ensaios sobre a escrita, assinados por autoras.

Associados Fundadores

Ana Marta Cattani (São Paulo, SP) é escritora, advogada e mestre em Direito Civil pela USP.  Pós-graduada pela Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz. Publicou seu primeiro livro de poemas em 2023, Tutano, pela editora Laranja Original. Tem poemas publicados na plaquete coletiva Orquídeas: como cultivar – poemas pela democracia e na coletânea Prêmio Off Flip de Literatura (Selo Off Flip, 2020). Selecionada para a residência literária Kaaysá Art Residency/Tomar Corpo (2019), integra a antologia resultante desta residência: Corpo de Terra (Quelônio, 2021). Em 2020, fundou A Capivara, negócio de impacto social na área das artes da palavra e que, posteriormente, viria a ser A Capivara Instituto Cultural, onde hoje atua como diretora.

2.png

Carolina Ferreira é mestre em literatura e crítica literária da PUC-SP. Atua como gerente de projetos em diversidade e inclusão e autora de conteúdo didático. Participou da antologia "Carolinas: a nova geração de escritoras negras", organizada pela FLUP (Bazar do Tempo, 2020). É pesquisadora-fundadora do Grupo de Pesquisa de Literaturas e Ancestralidades Negras – GPLAN da PUC-SP.  Tem se dedicado a investigar poéticas negras na literatura escrita por mulheres e na arte contemporânea e, mais recentemente, literaturas negras de infância e juventude. É também curadora responsável pelo circuito da livraria Gato sem rabo. É associada fundadora d'A Capivara Instituto Cultural, onde também ministra cursos e integra a curadoria do acervo literário #PRETAPALAVRA.

Cauê Oliveira é advogado graduado pela FMU-SP, especialista em “Compliance” pela PUC-SP e pós-graduando em Direito Empresarial no INSPER. Também integra o conselho fiscal d’A Capivara Instituto Cultural.

Dirceu Villa é poeta, tradutor e ensaísta, autor de sete livros de poesia, sendo os últimos couraça (2020) e ciência nova (2022), publicados pela Laranja Original. Possui doutorado em Literaturas de Língua Inglesa e pós-doutorado em Literatura Brasileira, ambos pela USP. Colaborou com periódicos estrangeiros e escreveu apresentações para obras de diversos autores contemporâneos. Participou dos festivais de poesia de Berlim, na Alemanha (2012); Granada, na Nicarágua (2018) e Siena, na Itália (2019). Foi escolhido para a residência literária, promovida pelo British Council, a FLIP e o Writers’ Centre Norwich, em Norwich e Londres (2015). Sua poesia já foi traduzida para o espanhol, o inglês, o francês, o italiano e o alemão, publicada em antologias e revistas especializadas. Desde 2014, é professor da Oficina de Tradução Poética da Casa Guilherme de Almeida (Centro de Estudos de Tradução Literária). Desde 2020, é professor do CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores) do Museu Casa das Rosas. É associado fundador d'A Capivara Instituto Cultural, onde atua como professor da oficina permanente de escrita poética “Laboratório de Poemas”, desde 2020, além de ministrar outros cursos e aulas especiais.

3.png
4.png
5.png

Gabriela Amaral é uma psicanalista e gestora cultural. Graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e complementou sua formação em Psicanálise no Instituto Sedes Sapientiae. Prosseguiu seus estudos na Pós-Graduação em Psicanálise na perinatalidade e parentalidade pelo Instituto Gerar de Psicanálise. Desde então, atua como psicanalista clínica, com um foco especial em gestantes e puérperas (@eagoragabi). Durante seu período de residência na Espanha, de 2006 a 2010, Gabriela obteve um MBA em Empresas e Instituições Culturais pela Universidade de Salamanca. Nesse período, participou de diversos projetos culturais, com ênfase em dança e cultura flamenca. É associada fundadora d'A Capivara Instituto Cultural, onde contribui para o projeto poético "Poesia a Bordo".

18.png

Gabriel L. O. Palhares é planejador financeiro, administrador de empresas pela FEA-USP e sócio da Acqua-Vero Investimentos BTG. Possui o Certificado CFP - Financial Planning Standards Board - FPSB e cursou o MBA em finanças pelo IBMEC. Também integra o conselho fiscal d’A Capivara Instituto Cultural.

Gustavo Marcasse é dramaturgo e artista visual. No teatro, teve peças apresentadas na mostra oficial do Festival de Teatro de Curitiba (2019), Mostra Solar (2022) e montagens de peças infantis realizadas pela UFPR Litoral (2016 - 2018). Como artista visual, participa de exposições virtuais e coletivas presenciais desde de 2021, além de ter participado da publicação coletiva do livro Falo art (2022). Atualmente é diretor de comunicação da Capivara Instituto Cultural.

Michaela Schmaedel é editora de cultura e poeta. Cursou o CLIPE (Curso Livre de Preparação de Escritores), na Casa das Rosas, além de oficinas de escrita com diversos poetas brasileiros. É autora dos livros Coração Cansado (Penalux, 2020), Quênia – poemas de viagem (Cas’a edições, 2021) e Paisagens inclinadas (editora 7letras, 2022). Está na antologia As mulheres poetas na literatura brasileira (Arribaçã, 2021) e atua como editora do podcast de poesia contemporânea Poesia pros Ouvidos. É associada fundadora d'A Capivara Instituto Cultural, onde ministra aulas e organiza eventos literários.

6.png
11.png
8.png

Tatiana Eskenazi é administradora, fotógrafa e poeta. Pós-graduada pelo curso Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz. Publicou os livros de poemas "Seu retrato sem você" (Quelônio, 2018) e "Na carcaça da cigarra" (Laranja Original, 2021). Multiartista e pesquisadora, trabalha outras formas de expressão poética além da palavra, por meio do projeto de não-retratos "Seu retrato sem você" (@seuretratosemvoce), uma investigação sobre a ausência. É associada fundadora d'A Capivara Instituto Cultural, onde coordena o projeto poético “Itinerário de Poesia”, além de colaborar na organização de outros eventos literários.

17.png

Coordenadora do Programa PRETAPALAVRA

Maria Carolina Casati é professora e escritora. Atualmente cursa o doutorado na EACH-USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação política. Apaixonada pela palavra, é idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. É associada d'A Capivara Instituto Cultural, onde atua na curadoria e coordenação do programa PRETAPALAVRA, além de ministrar cursos no instituto.

Advogada responsável pelo fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil e mentora do programa de incubação.

Paula Mello é advogada especializada no terceiro setor, economia solidária e negócios de impacto, pós-graduada pelo COGEA/PUC em processo civil, possui MBA pela Escola Paulista de Direito em Gestão Pública, especialização no terceiro setor pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, cursando MBA em gestão de tributos na ESALQ – USP. 

Integrante da comissão do Terceiro Setor da OAB/SP. Atuou por 8 anos como presidente da Rede Papel Solidário.

Sócia fundadora da Paula Mello Jurídico de Impacto Social. Lidera o Programa de Incubação + Impacto. Possui mais de 20 anos de experiência em consultoria jurídica de organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais e negócios de impacto.

7.png
12.png

Responsável pelo atendimento aos alunos e professores

Bruno Cezar Costa cursa Artes no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. É ator formado em Arte Dramática e Educação Social pelo Senac São Paulo. Estudou educação somática na dança por meio do curso de extensão na Escola Livre de Dança em Santo André. Também estudou Eutonia com Luciana Gandolfo na Sala Crisantempo por meio do programa Danças Expandidas 23+. Ministrou cursos na Faculdade de Belas Artes do Porto, em Portugal, como parte do IV Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias e do II Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança, promovido pelo Instituto Federal de Brasília. Transita entre as áreas das artes do corpo e da palavra e compõe a equipe de comunicação e atendimento aos alunos e professores da Capivara.

10.png
bottom of page